Aqui encontra-se descrito o Momento 1 que faz parte da Unidade Curricular “Explorar a IA no Ensino Básico” composta por 7 momentos.
Visão global da unidade curricular
Momento 1: Aulas 1 a 3
A professora Cláudia Meirinhos, começa a explorar as pré-conceções dos alunos sobre Inteligência Artificial. Durante 3 aulas, cria momentos onde os alunos conversam sobre o que pensam sobre a IA, expressam as suas ideias fazendo um desenho e brincam jogando um jogo e conversando sobre como é que o jogo funciona.
Nesta aula os alunos vão ter a oportunidade de partilhar o que pensam sobre o que é a IA e como é usada. Este é o primeiro passo para a exploração do tema da IA com a turma. A discussão em grupo vai dar à professora informação valiosa para as aulas seguintes.
Algumas questões para a discussão:
- Qual é a primeira coisa em que pensam quando se fala em Inteligência Artificial?
- O que é para vocês a Inteligência Artificial?
- O que é que sabem sobre Inteligência Artificial?
- Onde é aplicada a Inteligência Artificial nas nossas vidas?
- Já falaram com um Assistente Google, como a Alexa ou a Siri?
- Sabiam que existem carros autónomos? Eram capazes de andar num?
- Acham que os robôs pensam como os humanos?
- Acham que os robôs têm sentimentos? Ou emoções?
- Que trabalhos poderão os robôs fazer?
- Será que os robôs vão substituir algumas profissões?
- Será que no futuro todos teremos de saber trabalhar com a Inteligência Artificial ou ter conhecimentos sobre este assunto?
- Como é que acham que a Inteligência Artificial vai ser usada no futuro?
A professora Claúdia desafia os alunos a desenhar o que é para si a IA. Este mesmo desafio irá ser repetido no final das 12 aulas, depois de toda a aprendizagem, e serão comparados para conhecer o conhecimento desenvolvido.


Jogar um jogo
Nesta aula todos os alunos jogam ao jogo do Akinator, um génio da lâmpada que “magicamente” tenta adivinhar qual o personagem em que os alunos estão a pensar. Seguindo um conjunto de pistas, através de perguntas e respostas, o génio Akinator parece que faz magia.

Discussão em grupo
Depois de todos jogarem, a professora facilita um momento de conversa onde os alunos vão tentar desvendar como é que o génio da lâmpada tem poderes de adivinhação. A pergunta chave é:
- como é que o jogo funciona?
Estas conversas ajudam a perceber que a IA envolve programação e decisões sobre funcionalidades. O objetivo é que os alunos se tornem especialistas, uma conversa de cada vez. (A professora teve acesso aos detalhes do funcionamento do jogo nas FAQ da página)